Verão (em) cheio!

O Seminário de Leiria está viver um verão particular.

Em primeiro lugar, destacamos a ordenação de diácono do Jorge Fernandes e a instituição de Leitor do Micael Ferreira. Foi no dia 26 de julho, na Sé de Leiria, durante a Eucaristia presidida pelo bispo diocesano, D. António Marto, na presença de inúmeros presbíteros, familiares, amigos e representantes das paróquias de origem e de ação pastoral.

Na homilia, partindo da parábola do tesouro escondido, escutada no evangelho do dia, D. António afirmou que “a primeira reação de quem encontra um tesouro é a alegria. A felicidade do encontro com Cristo transparece na alegria que só Ele pode dar. Transparece em cada rosto, cada palavra, cada gesto, mesmo nos mais simples e quotidianos. Transparece o amor que Deus nos deu em Jesus. É a alegria do evangelho que enche o coração e a vida inteira de quantos se encontram com Jesus. É a alegria de cada um de nós. É a vossa particular alegria, caros Jorge e Micael, neste momento. Sede testemunho e exemplo desta alegria para os jovens da nossa diocese! Quando vos perguntarem se ser cristão vale a pena, não façais um discurso; demonstrai com a vossa atitude que vale a pena!” Terminado o tempo de Seminário, o Jorge vai realizar o seu estágio pastoral na paróquia da Marinha Grande. O Micael continua o percurso no Seminário dos Olivais, frequentando o 5ºano. Parabéns Jorge e Micael!

No dia 15 de junho o bispo diocesano publicou as nomeações para o ano pastoral 2020-2021. Assim, o Padre Manuel Henrique Gameiro de Jesus, foi nomeado pároco de Monte Redondo e Coimbrão, deixando para isso as funções que tinha no Seminário. A seu tempo,  promoveu-se um almoço/convívio com os sacerdotes residentes, seminaristas e funcionários da casa, para lhe dirigirmos palavras de sentida gratidão por tudo o que dele recebemos. Ao mesmo tempo, desejámos-lhe as maiores felicidades e sucessos pastorais na nova missão. Bem-haja, Padre Manuel Henrique!

Na mesma ocasião, o Padre Eduardo Domingues Caseiro foi nomeado Diretor do Seminário em Família. Depois de ter estado ao serviço das paróquias da Azoia e Barosa como vigário paroquial, assume esta nova missão, mantendo o Serviço de Apoio ao Ensino Superior. A sua tomada de posse oficial aconteceu no passado dia 10 de setembro. Bem-vindo, Padre Eduardo!

No dia seguinte, 11, os nossos seminaristas Micael e Miguel partiram para o Seminário dos Olivais para mais um ano de formação sacerdotal. Que Deus fortaleça o vosso caminho!


One thought on “Verão (em) cheio!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s