Seminário Maior

A vocação sacerdotal «é revelada e acolhida no interior de uma comunidade eclesial e forma-se no Seminário, no contexto de uma comunidade educadora que compreende vários componentes do Povo de Deus, para conduzir o seminarista, mediante a ordenação, a fazer parte da “família” do presbitério, ao serviço de uma comunidade de fiéis.» (O dom da vocação presbiteral, Congregação para o Clero, 2016, nº3)
A partir de 2010, os seminaristas de Leiria passaram a fazer a sua formação humana, teológica, espiritual e pastoral em Lisboa. O Tempo Propedêutico funciona no Seminário de S. José, em Caparide; os que frequentam o Mestrado Integrado em Teologia e o Ano Pastoral residem no Seminário Maior de Cristo Rei, nos Olivais.
DSCN4633O Tríduo Pascal é vivido em Leiria e é um dos momentos altos do ano. Começamos com a Missa Crismal e terminamos com a Vigília Pascal, celebrando os mistérios centrais da nossa fé, unidos ao bispo diocesano. Sentimo-nos verdadeiramente “Seminário Diocesano de Leiria”.
Aos fins-de-semana os seminaristas têm oportunidade de contactar com a realidade eclesial que os rodeia, procurando desta forma relacionar o estudo da teologia com a prática pastoral nas comunidades cristãs. Nos primeiros anos, ficam em Lisboa e participam nas atividades que as equipas formadoras lhes propõem. A partir do terceiro ano,  vêm a Leiria e são acolhidos pelas comunidades paroquiais da diocese.
Terminado os estudos teológicos e o tempo de Seminário, os alunos regressam à diocese e são acompanhados ao longo do estágio pastoral, proposto pelo bispo diocesano.