Seminário em Família

O Seminário em Família é o «itinerário vocacional específico de acompanhamento, orientação e discernimento para os que se propõem entrar para o Seminário Maior em ordem ao sacerdócio” (D. António Marto, Carta Pastoral Descobrir a beleza e a alegria da vocação cristã, nº 4.2).
DSCF3161
Propomo-nos acompanhar os adolescentes e jovens que se sentem atraídos por Jesus Cristo no caminho do sacerdócio. É nossa intenção ajudá-los a encontrarem-se consigo mesmos e com Jesus Cristo, de modo que o apelo de Deus possa ser escutado com carinho e acolhido com generosidade.
Para os que frequentam o 6º, 7º e 8º anos e ainda para os que vêm pela primeira vez, propomos encontros vocacionais. É um primeiro contacto com o Seminário e com os sacerdotes e leigos responsáveis por este serviço diocesano.
O Seminário em Família está estruturado em dois grupos: 1. Grupo S. Paulo, para os que frequentam o 9º, 10º e 11º anos de escolaridade. Os encontros são ao sábado, uma vez por mês, no Seminário, entre as 9h30 e as 17h. 2. Grupo S. Pedro, para os que frequentam o 12º ano ou o ensino superior. Os encontros são mensais, começam na sexta-feira à noite e prolongam-se até domingo ao almoço. As vocações adultas serão acompanhadas individualmente.
DSCF3173O acompanhamento dos adolescentes e jovens do Seminário em Família é feito, antes de mais, pela equipa formadora do Seminário. No entanto, existe uma equipa, chamada Vem Ver +, formada por sacerdotes, jovens e casais que testemunham também com o seu empenho prático que a causa das vocações sacerdotais diz respeito a toda a diocese.