Semana de Oração pelos Seminários 2020

Decorreu de 1 a 8 de novembro mais uma SEMANA DE ORAÇÃO PELOS SEMINÁRIOS. Inspirando-se no texto bíblico “Jesus chamou os que quis e foram ter com ele” (Mc , 3, 13), a Igreja foi chamada a olhar com particular atenção para os seus Seminários “como comunidades que congregam aqueles que o Senhor chamou à vocação sacerdotal e se dispuseram a ir ter com o Mestre para aprender com Ele e configurar a vida com a Sua, preparando-se assim para serem discípulos missionários.

Cartaz da Semana dos Seminários 2020

Do programa da nossa diocese constavam três principais atividades: a 6ª edição do Seminário em Dia Aberto, o encontro vocacional «Vem Ver +» do Seminário em Família e a Vigília de Oração pelos Seminários.

O Seminário em Dia Aberto decorreu localmente, nos vários grupos de catequese que quiseram acolher este desafio. Partindo do mote «Jesus chamou os que ele quis! És um deles?» os adolescentes do 10º ano das paróquias de Caxarias e Fátima aprofundaram o tema da vocação do cristão em geral e do padre em particular, a partir da certeza de que a missão de qualquer cristão é a de continuar a missão de Jesus. Foram por isso desafiados a olharem para a sua vida e compreenderem de que modo querem abraçar a missão de Jesus que lhes é confiada.

Adolescentes do 10º ano da Paróquia de Caxarias

Já o encontro Vem Ver + decorreu no Seminário de Leiria com a presença de 3 rapazes das paróquias da Barreira, Marinha Grande e Pousos. Para além de terem trabalhado o tema da vocação sacerdotal, puderam ainda conhecer de perto o seminário, a sua história e a sua missão.

Adolescentes que participaram no Encontro Vem Ver +

A Vigília de Oração pelos Seminários, que decorreu na Igreja do nosso Seminário, reuniu aqueles que se quiseram juntar para rezar pelo nosso seminário, pelos nossos seminaristas e pelas vocações sacerdotais. Foi presidida pelo nosso Vigário Geral, em representação do Senhor Bispo que, por motivos de saúde, foi impedido de estar presente, mas nem por isso deixou de enviar uma mensagem de comunhão e oração. Já os nossos seminaristas, Miguel e Micael, ligaram-se remotamente a partir do Seminário dos Olivais, em Lisboa, através de uma plataforma online. Foi assim que o Micael, do 5º ano, deu o seu testemunho vocacional durante a vigília.

Num ano tão atípico, esta foi a forma que encontrámos para viver a Semana dos Seminários, na certeza de que a oração pelas vocações sacerdotais e o trabalho vocacional, sobretudo com os adolescentes e jovens, é uma missão essencial de todos os cristãos.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s