Vinde Ver – 2022

A casa de Retiros São José no Seminário de Leiria vai promover um conjunto de retiros e dias de reflexão e oração nos próximos meses. Procurou-se ter uma proposta diversificada, tanto no formato, como na duração e no tipo de destinatários. Os distintos orientadores ajudarão também a dar a cada proposta um cunho pessoal. No entanto, o objetivo é sempre o mesmo: proporcionar um tempo de silêncio que crie condições para a reflexão, oração e diálogo com Deus.

A primeira proposta – ” Retiro de Espiritualidade Ecológica” -, para a qual são apresentadas 2 datas distintas, vem no seguimento da formação oferecida pela Escola Diocesana Razões da Esperança deste segundo semestre. A encíclica Laudato Sí do Papa Francisco desafia-nos a desenvolver uma ecologia integral, alicerçada numa espiritualidade que brota da redescoberta do lugar que ocupamos na obra da criação. A zona arborizada que envolve a Casa de Retiros ajudará em muito a alcançá-lo.

As palavras são vida e a poesia é caminho de silêncio que fala e revela a Palavra eterna! É a partir desta ideia que se desenvolvem as duas propostas “Silêncio – escuta Deus na poesia” e ” … e fez-se a poesia.  E Deus viu que era muito bela. Exercícios práticos de escrita criativa“.

As 4 propostas seguintes surgem no contexto dos vários departamentos diocesanos. A Pastoral Juvenil convida os jovens a descobrir Deus presente nas suas vidas: “O ‘agora’ de Deus“. O Serviço de Animação Missionária, inspirando-se na encíclica “Alegria do Evangelho”, desafia-nos a sermos “Evangelizadores com Espírito“. O Serviço da Catequese, partindo do percurso da fé dos Apóstolos, no encontro com o Ressuscitado, convida os catequistas a aprofundar a sua fé e as razões para a testemunhar na vida, ou na missão que assumem em comunidade, acompanhando o percurso de fé de grupos de catequese: “Felizes os que creem sem terem visto“. O Departamento da Pastoral Familiar convida os casais a rezar o ritmo quotidiano da vida para que se transforme num lugar de amor normal, a exemplo da sagrada família: “Nazaré, o espaço do amor normal“.

Tendo em conta o triénio que a nossa diocese está a viver, apresenta-se ainda um dia de reflexão sobre a Eucaristia: “Somos aquilo que comemos. A Eucaristia, alimento de vida nova“.

No separador “CASA DE RETIROS” desta página estão todas informações sobre cada uma destas atividades, bem como o link para as inscrições.

Com esta proposta, a Casa de Retiros São José deseja ser cada vez mais um espaço de espiritualidade ao serviço do Povo de Deus.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s