O seminário de Leiria esteve em Festa

Na passada semana de 18 a 25 de Abril, o seminário de Leiria esteve em festa. Em plena semana de oração pelas vocações, foi com o mote “É belo ser padre”, que a equipa formadora do seminário, o Padre José Augusto (reitor) e o Padre Eduardo Caseiro (diretor do seminário em família) e os seminaristas Micael e Miguel, rumaram à paróquia da Marinha Grande. Nesta semana tão intensa, destaca-se a conversa dos senhores padres com os pais dos adolescentes, na qual puderam ajudar os pais a educar para a vocação. Depois de uma intensa partilha de ideias e esclarecimento de dúvidas. Os pais foram convidados a não ter medo de propor a vocação sacerdotal aos seus filhos.

Estando o Diácono Jorge Fernandes a exercer trabalho pastoral na Marinha Grande, no dia 23, junto com a pastoral juvenil da diocese, participámos na vigília de preparação para a sua ordenação presbiteral. Tivemos aí a oportunidade de olhar para São José como modelo e exemplo de alguém que soube dizer SIM ao sonho de Deus para a sua vida.

Durante o fim de semana estivemos com os adolescentes da catequese, onde partilhámos algumas ideias sobre a vocação sacerdotal e convidámos os jovens a visitar o seminário. Tivemos também a oportunidade de participar nas celebrações da Eucaristia e de dar testemunho sobre como Jesus tocou a nossa vida e nos chama a responder diariamente à nossa vocação.

Tudo isto adquiriu ainda mais sentido no domingo, dia 25 de Abril, com a participação na celebração da ordenação presbiteral do padre Jorge Fernandes. Foi com muita alegria que, depois de todo um caminho de aprofundamento da relação com Jesus, de transformação do coração, configurando-se com o de Jesus, o Padre Jorge disse SIM ao chamamento de Deus. Importa realçar as palavras do nosso bispo Dom António Marto: “a diocese de Leiria- Fátima está em festa, mas continua a carecer de vocações sacerdotais”. Convidando à perseverança no empenho em rezar pelas vocações ao sacerdócio.

Na quinta-feira, dia 29 de abril, na missa diária do seminário de Leiria, o P. Jorge celebrou “missa nova”, ajudando-nos a recordar o sentido primeiro desta instituição: fazer florescer e acompanhar as vocações ao sacerdócio. Por isso, a ordenação de um aluno do seminário, e a celebração eucarística nesta casa, é sempre um motivo de grande alegria esperança.

Que a festa celebrada ao longo destes últimos dias fortaleça o seminário no desempenho da sua missão e encha o povo de Deus de esperança: Deus nunca abandonará o seu rebanho, e sempre nos dará pastores segundo o Seu coração.

Miguel Francisco e Micael Ferreira


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s