Passeio de Natal do Seminário de Leiria

No dia 28 de dezembro de 2020 realizou-se o habitual passeio de Natal do Seminário de Leiria. O dia começou com a oração de laudes e, apesar do frio e da chuva que ameaçava cair, não tivemos medo de nos pôr à estrada, desta vez em direção à cidade de Coimbra. A nossa primeira paragem foi no Mosteiro de Santa Cruz, uma agradável surpresa, pois, visto de fora, não se tem a perceção de toda a sua grandeza, beleza e riqueza. Visitámos uma exposição evocativa do jubileu dos mártires de Marrocos e de Santo António e depois subimos ao Santuário onde encontrámos uma grande quantidade de relíquias.

Depois dirigimo-nos à casa episcopal e fomos recebidos de braços abertos por sua excelência Dom Virgílio Antunes, bispo de Coimbra. À volta de uma lareira acesa, desenrolou-se uma agradável conversa sobre as suas preocupações e os seus desafios pastorais, assunto que continuou à mesa, durante a refeição que gentilmente nos ofereceu. Depois de uma visita à casa, despedimo-nos com palavras de gratidão e a oferta ao sr. Bispo das atas do congresso realizado por ocasião do primeiro centenário da restauração da nossa diocese. Antes de deixar Coimbra, visitámos ainda a Sé Nova, a Sé Velha e o Carmelo onde durante muitos anos viveu a irmã Lúcia. O nosso passeio continuou rumo ao convento das irmãs Clarissas no Louriçal. Rezámos vésperas, celebrámos a eucaristia e fomos recebidos pelas irmãs numa agradável conversa durante a qual descobrimos que várias delas são naturais da nossa diocese, das paróquias do Souto da Carpalhosa e da Maceira. Nas despedidas, as irmãs não nos deixaram vir embora sem trazer uma boa quantidade dos seus saborosos biscoitos conventuais.

O passeio terminou no mesmo lugar onde começou, no Seminário de Leiria, onde pudemos partilhar a mesa e um serão de alegre convívio com os padres residentes.

Assim chegou ao fim um dia de convívio muito agradável entre os seminaristas e os padres formadores do Seminário. De facto, é de momentos simples mas muito fecundos que as nossas vidas se constroem. Terminamos com sentimentos de gratidão, primeiramente à equipa formadora, os padres José Augusto e Eduardo, e depois a todos os que gentilmente nos abriram as suas portas e partilharam connosco um pouco daquilo que são. Ao senhor bispo Dom Virgílio queremos deixar publicamente o nosso agradecimento pela forma como nos recebeu.

Deixamos aqui também aos nossos amigos “Família do Seminário” os nossos cumprimentos de uma boa continuação da quadra natalícia. Que o Deus Menino a todos recompense e sobre todos derrame as suas maiores bênçãos.

Votos de um santo e abençoado Ano Novo.

Os seminaristas Miguel e Micael


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s