Jesus chama os improváveis

No passado dia 19 de dezembro o Seminário acolheu um grupo de seis rapazes para mais um encontro promovido pelo Seminário em Família.

O encontro começou logo pela manhã: divididos em dois grupos, o dos rapazes do Seminário em Família do qual fazem parte o João Pedro, da Paróquia das Matas, e o Carlos Bernardo, da Paróquia da Maceira, e o dos rapazes do encontro vocacional Vem Ver +. Este último grupo contou com a presença de quatro rapazes: o Tiago e o Henrique, da Paróquia da Marinha Grande, o Miguel, dos Pousos, e o Rodrigo, da Barreira. O Henrique estreou-se por estas andanças, e foi logo bem recebido.

Enquanto o Carlos e o João Pedro foram desafiados, uma vez mais, a tomar consciência do compromisso que fizeram de se empenharem na procura da vontade de Deus para as suas vidas, os rapazes do grupo Vem Ver +, partindo do texto do chamamento de S. Mateus, descobriram a proximidade de Jesus, que acolhe aqueles que à partida não seria de esperar, e os desafia ao seguimento. Na verdade Jesus chama para o seguir aqueles que muitas vezes nem nos passaria pela cabeça, e por isso vale sempre a pena fazer a pergunta: «Sou um deles?»

A meio do dia celebramos missa com a comunidade que diariamente participa na Eucaristia no Seminário e que assume com afinco a missão de rezar pelas vocações sacerdotais na nossa Diocese. Foi um momento de alegria, sobretudo para aqueles que estão habituados a rezar por estes rapazes sem os ver e, muitas vezes, sem os conhecer.

Depois de almoço foi tempo de ver um filme. Coube-nos em sorte a comédia Italiana Se Deus quiser que conta as peripécias de uma família surpreendida pelo desejo do filho em ir para o Seminário. Num tom sempre bem disposto ficou claro que a procura da vontade de Deus é um desafio constante que, quando levado com seriedade, trás Deus ao mundo.

Foi um dia bem passado que esperemos que se repita em fevereiro!
Até lá, rezemos pelas vocações sacerdotais e por estes rapazes que se atrevem a caminhar no Seminário em Família!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s