Inverter a marcha ou recalcular a rota?

O Seminário em Família continua a propor os seus encontros de acompanhamento espiritual aos rapazes que se perguntam sobre a vontade de Deus e colocam a hipótese da vocação sacerdotal. Foi o que aconteceu nos dias 22 e 23 de fevereiro: o Rafael, o António, o Carlos e o João, acompanhados pelo padre Manuel Henrique, aceitaram  passar o fim-de-semana no Seminário e refletiram sobre os planos que têm e que Deus tem para as suas vidas.

IMG_2084aaa

«Que sucede quando Deus nos diz para irmos por um lado e nós desobedecemos e vamos por outro?
Vem-me à cabeça uma situação que me aconteceu da última vez que guiei um carro com um GPS falante. Estava numa cidade estrangeira, num bairro cheio de pequenas ruas. A voz disse para eu virar mas eu estava distraído e não virei. Imediatamente recebi a ordem: “Fazer inversão de marcha”. Tentei mas estava um trânsito enorme e não conseguia. “Fazer inversão de marcha”, repetiu a voz. Para além do trânsito havia chuva. Não consegui.inversão de marcha
Continuei em frente, aflito por ter saído fora dos planos e ter estragado tudo. A voz calou-se. O seu silêncio pareceu-me uma eternidade. Eu não sabia sequer onde estava. Então a voz fez-se ouvir de novo e disse algo como “Recalcular rota”. Em poucos segundos um novo trajecto apareceu no mapa do GPS. E a voz voltou ao seu “daqui a 200 metros”, agora segundo o novo trajecto. (E sem o mais ligeiro tom de reprovação!).
E Deus? Tem “planos B”? Ou seja: quando falhamos o caminho, quando seguimos por uma direcção errada, será que Ele tem “planos B” a partir do ponto (errado) em que agora nos encontramos (por culpa nossa)? Recalcula a rota?
Tomo como adquirido que Deus primeiro tenta sempre que façamos inversão de marcha. Mas nem sempre é fácil… Às vezes já não dá, a asneira já fez trajecto. Será que então aí Deus tem uma nova rota?»
Perguntas que não ficarão sem resposta quando se tem a ousadia de escutar!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s