Semana dos Seminários 2019

A Semana de Oração pelos Seminários decorre de 10 a 17 de novembro.
Inspirando-se na Exortação apostólica Christus Vivit que o Papa Francisco escreveu aos jovens na sequência do último Sínodo dos Bispos, a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios escolheu o seguinte lema: “Cristo não pensa apenas naquilo que tu és mas naquilo que poderás chegar a ser” (CV 289). Desta forma, a vocação sacerdotal é apresentada como um desafio que Deus faz aos que chama para que sonhem com Ele uma vida cheia de Amor aos irmãos.Semana Seminários 2019 - Cartaz
Na mensagem que escreveu a este propósito, o Sr D. António Augusto Azevedo afirma que “o Seminário é o espaço necessário para o discernimento e para uma sólida configuração com Cristo dos discípulos que serão enviados em missão como pastores em seu nome”. Por isso, toda a Igreja é chamada para esta missão: “é fundamental o papel das equipas formadoras dos seminários, em articulação com a diocese e o seu Bispo, bem como o papel das famílias, das comunidades cristãs, dos grupos e movimentos e até dos amigos.”

Uma das iniciativas que anualmente marca esta semana é a VIGÍLIA DE ORAÇÃO PELOS SEMINÁRIOS. Está marcada para sábado, dia 16, às 21h30, na cripta do Seminário. Desta forma, confiamos a Deus os nossos seminaristas e todos os outros que Deus desejar chamar a este caminho. Contaremos com a presença dos membros da FOS (Família de Oração pelo Seminário) e desafiamos as comunidades cristãs a marcar presença neste momento de oração.”

“Se partimos da convicção de que o Espírito Santo continua a suscitar vocações para o sacerdócio [e para a vida religiosa], podemos voltar a lançar as redes em nome do Senhor, com toda a confiança. Podemos atrever-nos, e devemos fazê-lo, a dizer a cada jovem que se interrogue sobre a possibilidade de seguir este caminho.” (Papa Francisco, CV 274)
Cheios de esperança, lancemos, pois, as redes!
Confiamos à intercessão de Nossa Senhora de Fátima e santo Agostinho, nossos padroeiros,  e dos santos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, a causa das vocações sacerdotais na nossa diocese.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s