Tomai, Senhor, e recebei

O Seminário de São José de Caparide acolheu entre os dias 5 a 7 de abril um retiro vocacional inspirado na expressão de Santo Inácio “Tomai, Senhor e recebei”, no qual participaram dois rapazes do Seminário em Família da diocese de Leiria-Fátima. Um deles, o André Roque, deixou-nos o seguinte testemunho:

seminariosPatriarcado_destaquesHomeSeminarios_caparide_3

«O desafio proposto era um tempo para parar e, no silêncio, aprender a escutar e a entregar a vida ao Senhor. Na primeira meditação fomos convidados a refletir na história de Samuel. Aí percebemos que o chamamento é sempre uma iniciativa de Deus que vem ao encontro de cada um de nós e nos chama pelo nome. A nós, é-nos pedido que nos coloquemos numa atitude de total disponibilidade para escutar a voz e os desafios de Deus, abraçando a cruz sem medos.
No dia seguinte o repto foi pensarmos em São Paulo, na sua conversão e em todo o caminho de evangelização que se seguiu. A noite terminou com a Via-Sacra no exterior do Seminário, em que meditámos as estações com textos escritos por cada um dos participantes no retiro.  O convite foi não ter medo de entregar a vida por um amor maior, aceitar a cruz como caminho para sermos crucificados com Cristo.
O retiro terminou com a celebração da Eucaristia e o almoço onde foi possível confraternizar e conhecer melhor todos aqueles que aceitaram o desafio de, no silêncio, parar e escutar.
Foi um momento muito importe para a minha caminhada de discernimento vocacional, principalmente ter sido um tempo vivido com os seminaristas, em contacto com a dinâmica e forma de viver e celebrar em comunidade.»

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s