Formar Discípulos Missionários

Decorre de 11 a 18 de novembro a Semana de Oração pelos Seminários.

Cartaz pormenor
É um «momento especial para olhar com mais atenção e cuidado para esta importante realidade da vida da Igreja. Um olhar de gratidão… Um olhar de realismo… Um olhar, acima de tudo, de confiança e esperança no Senhor» (D. António Azevedo, Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios).
O tema escolhido para este ano foi “Formar discípulos missionários“, como indica a nova Ratio Fundamentalis sobre o Dom da Vocação Presbiteral, publicada em  2017: «A ideia de fundo é que os seminários possam formar discípulos missionários, “enamorados do Mestre”, pastores com o “cheiro das ovelhas”, que vivam no meio delas para servi-las e conduzi-las à misericórdia de Deus.»

Para uma melhor vivência destes dias, o Seminário propõe duas atividades à diocese:

SEMINÁRIO EM DIA ABERTO 2018: vamos realizar pela quarta vez esta iniciativa com o intuito de fazer crescer a comunhão entre o Seminário e a Diocese. Convidamos os adolescentes do 9ºe e 10º anos a vir no Sábado, dia 17, a partir das 15h, e passar o fim-de-semana no Seminário. Procuraremos ajudá-los a fazer uma experiência de convívio e de aprofundamento da fé que os marcará. O programa do Domingo, dia 18, começa às 9h30 e, a exemplo dos outros anos, está aberto ao todas as pessoas e grupos. Contaremos com a colaboração de alguns grupos e movimentos juvenis para realizar as atividades programadas. Tanto os que começam no sábado como os que só vêm no domingo precisam de se inscrever, ou por email (fo.seminario@gmail.com) ou através do formulário online (https://goo.gl/forms/QWxywXfFlZgBZlK73). O dia termina com a celebração da Eucaristia, às 16h, presidida pelo nosso bispo, D. António Marto, e aberta a toda a comunidade.

VIGÍLIA DE ORAÇÃO PELOS SEMINÁRIOS: vai realizar-se no sábado, dia 17, às 21h00, e fará parte do programa do SEMINÁRIO EM DIA ABERTO. Será presidida pelo nosso bispo, D. António Marto, e contará com a presença dos nossos seminaristas. Tendo em conta que a nossa diocese se encontra num biénio dedicado à juventude, a vigília será inspirada nas orações Shemá para que os jovens se sintam mais desafiados a participar.

Este assunto não pode deixar ninguém indiferente. Uma Igreja onde a vocação sacerdotal está em crise é uma Igreja mais débil e mais pobre, espiritualmente falando. Por isso, a Semana de Oração pelos Seminários é um alerta a que todos sejamos seus promotores. O nosso Seminário é a instituição da diocese que tem por missão promover e acompanhar de perto, ajudar a refletir e convidar a rezar por esta intenção. Mas, sozinho, como poderá cumprir essa missão?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s