Imaculada Conceição, padroeira de Portugal

O Domingo, 31 de dezembro, começou bem cedo para o Seminário de Leiria. Pelas 07h45, os quatro seminaristas e os dois sacerdotes saíram com destino a Vila Viçosa para um dia de convívio e partilha fraterna. A razão principal que nos levou a fazer os 250 Km de distância foi esta: é lá que “reside”, desde os tempos de D. Nuno Alves Pereira (canonizado como São Nuno de Santa Maria pelo papa Bento VXI, no dia 26 de abril de 2009), a imagem que, em 1646, o Rei D. João IV coroou como rainha de Portugal e que o nosso Seminário tem como sua padroeira.

A Eucaristia, presidida pelo pároco, Pe Francisco Couto, levou-nos a celebrar o mistério do Natal através do exemplo da Sagrada Família, cuja festa ocorria nesse mês mo dia.  À sua maneira, também o Seminário de Leiria se sentiu interpelado a viver como família em Cristo, onde cada um é chamado a responder à sua própria vocação e a contribuir para que os outros o façam também. Visitado santuário e restabelecidas as forças num simpático e saboroso almoço, o destino seguinte foi o palácio dos duques de Bragança. De facto, o monumento é merecedor de uma visita, uma vez que a sua história se cruza a cada passo com a de Portugal, não tivesse sido a dinastia de Bragança a governar-nos nos últimos séculos de monarquia no nosso país.
De regresso a Leiria, revisitámos em espírito de ação de graças o ano que estava a findar, recordando de forma especial quem partiu de junto de nós e se encontra já na casa do Pai.
Que a Imaculada Conceição nos ajude a imitar sempre o seu SIM a Deus e aos irmãos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s