FAZEI O QUE ELE VOS DISSER

Decorre de 12 a 19 de Novembro a SEMANA DOS SEMINÁRIOS. O tema que nos orienta são as palavras de Maria nas Bodas de Caná: “Fazei o que Ele vos disser.” (Jo 2, 5) «O exemplo de Maria mostra que o fundamental é estar com Jesus, caminhar com Ele, sabendo estar no meio do mundo com atenção às circunstâncias em que se pode revelar a novidade de Deus», diz-nos D. António Augusto de Oliveira Azevedo, Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, na Mensagem que escreveu para esta Semana. cartaz semana seminarios 2017Continua ele: «O apelo de Maria em Caná sublinha o caráter imperativo do “Fazer”, isto é, a necessidade de levar à prática a palavra escutada. Naquela situação tratou-se de exercitar um serviço concreto: encher as talhas e levar ao chefe de mesa. Desta forma o evangelho evidencia o valor do serviço humilde e dedicado na concretização do que Jesus manda. O serviço é o horizonte proposto a todo aquele que quer ser verdadeiro discípulo de Jesus, de modo específico a quem escuta e responde ao apelo: «Vem e segue-me!». O seminário é tempo de formação na escola do serviço, é caminho de configuração a Cristo, Cabeça, Pastor, Servo e Esposo, de forma que na ordenação presbiteral o candidato seja capaz de um dom total de si ao serviço de Deus e do seu povo.»
Além de todas as iniciativas que as comunidades vão desenvolver a nível local, o Seminário propõe duas grandes atividades para toda a diocese. A primeira é a habitual vigília de oração pelos Seminários. Vai ser presidida pelo nosso bispo, D. António Marto, na Sexta-feira, 17, às 21h, na igreja do Seminário. A segunda atividade é o “Seminário em Dia Aberto”, no Domingo, 19. Pelo terceiro ano consecutivo, abrimos as nossas portas a todos os que desejarem vir conhecer-nos um pouco melhor. Convidamos de forma especial as crianças e adolescentes a vir descobrir a beleza da vocação sacerdotal. A atividade começa às 10h30 e termina com a celebração da Eucaristia, às 16h, presidida pelo nosso bispo, D. António Marto.

Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, vós que conheceis as necessidades humanas e ensinais a viver como diz o vosso Filho, abri novos corações para a disponibilidade de viver ao serviço da alegria. Maria, repeti hoje aos nossos corações: “Fazei o que Ele vos disser”. Ámen.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s